top of page

A.P.A.R.F

Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau

O Dia Mundial dos Leprosos foi instituído pela ONU em 1954, a pedido de Raoul Follereau, o Apóstolo dos Leprosos. Desde 1987 que a APARF celebra este Dia no nosso País.

 

Todos os anos são diagnosticados mais de 200.000 novos casos e hoje a Lepra tem Cura. Faz parte da missão da APARF informar e sensibilizar a população para a doença da lepra, bem como a angariação de fundos. A APARF apoia e desenvolve mais de 60 projetos anuais, nos países e regiões mais pobres do mundo, diagnosticando e tratando os doentes, construindo, reabilitando e equipando Centros de Saúde, promovendo projetos de nutrição e de formação.

História de Raoul Follereau

Era um jovem jornalista e poeta, anti-nazi e defensor de uma França livre. Viu-se perseguido, como tantos outros, pela polícia militar nazi.

 A vida de Follereau mudou em 1936, aos 33 anos, quando se cruzou pela primeira vez com os leprosos, durante um safari em África .Não foi fácil para Raoul manifestar a amizade pelos leprosos e decidir se ia curá-los, pois logo surgiu a II Guerra Mundial, onde teve que se esconder num convento de religiosos em Lyon, onde a sua profissão era jardineiro, embora não soubesse nada de jardinagem.

 Raoul decidiu percorrer o mundo inteiro a fazer conferências, para sensibilizar as pessoas para o problema da lepra .O sonho tornou-se realidade: em 1953 era inaugurada, em Adzopé, uma cidade onde os leprosos podiam ser tratados e curados .Quando Raoul se aproximava dos leprosos, estes ficavam inicialmente um pouco desconfiados. Mas depois compreenderam que era apenas o amor dele que o levava até junto deles. Então gritavam de alegria: “Pai Raoul”.

Raoul dizia muitas vezes: Raoul Follereau morreu, em Paris, a 16 de Dezembro de 1977.• Dizia muitas vezes: “Ser feliz é fazer os outros felizes.” “O tesouro que eu vos deixo é o bem que não fiz, que teria querido fazer e que vós fareis depois de mim.”

Cronologia

1903 Nasce no dia 17 de Agosto, em Nevers (França). Estudos de Filosofia e Direito, Poesia e Jornalismo. 

1937 Cria as Fundações Charles Foucald. s Leprosos.

1942 Entusiasma-se com o projecto: Construção de uma Aldeia dos Leprosos, em Adopzé, na Costa do Marfim.

1943 Lança a “Hora dos Pobres”, uma hora de salário para ajudar os mais desfavorecidos.

1945 Fundação da Ordem da Caridade.

1949 Publicação da conferência “Bomba Atómica ou Caridade”.

1952 Pede à ONU a elaboração de um Estatuto Internacional dos Doentes de Lepra.

1954 Por sua iniciativa, a ONU institui o DIA MUNDIAL DOS LEPROSOS, hoje celebrado em 127 Países.

1957 Visita Portugal e o Hospital Rovisco Pais – Tocha. pela 1ª vez.

1962 Carta a todos os Chefes de Estado do Mundo.

1964 Apelo ao Mundo: Um dia de Guerra para a Paz.

1966 Cria o ILEP (Federação Internacional das Associações que lutam contra a Lepra no Mundo).

1968 Cria as Fundações Raoul Follereau. Visita Portugal, pelas 2ª vez, pronunciando conferências em vários pontos do país e desloca-se novamente ao Hospital Rovisco Pais.

1972 Última viagem a África.

1975 Raoul e Madeleine Follereau celebram as bodas de ouro do seu matrimónio. Cinquenta anos ao serviço dos Leprosos.

Raoul e Madeleine Follereau

1977 No dia 6 de Dezembro, em Paris, termina a vida terrena daquele que foi apelidado o Vagabundo da Caridade. Contava 74 Anos.

Raoul Follereau

1903-1977

bottom of page