top of page

Banco Alimentar

Contra a Fome

Em Janeiro de 1991,  foi criado em Portugal o primeiro Banco Alimentar Contra a Fome (BA), por iniciativa de José Vaz Pinto, e foi em Junho do ano seguinte que decorreu a primeira campanha de recolha de alimentos. Desde então, est recolha é realizada 2 vezes por ano. O BA é presidido por Isabel Jonet desde 2002.

 

O Banco Alimentar contra a Fome é uma instituição de solidariedade social com estatuto de utilidade pública e que ajuda as pessoas que passam por dificuldades a nível de alimentação.

 

A sua sede é em Lisboa, mas a sua rede está distribuída por todo o país. Ao todo, existem 21 bancos alimentares em Portugal, que fazem campanhas em supermercados nas quais mobilizam muitos voluntários, sendo o maior movimento da sociedade civil em Portugal no pós-guerra.

 

No dia 19  de novembro, último dia da campanha de 2018, a responsável indicou que tinham sido recolhidas 1059 toneladas de alimentos. Esta campanha contou com o apoio de mais de 40 mil voluntários. Ao todo, o BA recolheu 2146 toneladas de alimentos durante esse fim-de-semana da campanha nacional que decorreu em mais de duas mil superfícies comerciais. Em declarações à Lusa, Isabel Jonet, afirmou que a campanha "foi fantástica", e acrescentou que só em Lisboa foram recolhidas 557 toneladas, "mais 30 toneladas por dia que no ano anterior".

9cacb76b6a8a32b84c6efac090724e4b.png
download.jpg
images.png
download.jpg
download-1.jpg
BAO_arquivo.jpg
download.png
download.png

"Agradecemos aos muitos milhares de doadores de alimentos, a todos os voluntários e às inúmeras empresas e entidades que tornaram possível esta campanha, dando assim uma vez mais um contributo inestimável que permite aos Bancos Alimentares continuarem a acudir a muitos dos nossos concidadãos mais necessitados. Tudo somado, embora não possamos ainda fazer um balanço final, pois a campanha decorre online até 9 de dezembro, os resultados são muito positivos", referiu Isabel Jonet, na mesma nota.

bottom of page